domingo, 7 de agosto de 2011

Jurista defende educação a distância para melhorar cursos de Direito


O jurista Ives Gandra da Silva Martins, professor da Universidade Mackenzie, de São Paulo, afirmou nesta terça-feira (05/07/11) que não adianta cortar vagas em cursos de Direito mal avaliados, como defende a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para melhorar o ensino superior. Segundo ele, a melhor forma de garantir a qualificação dos bacharéis é investir em cursos à distância.
"Para reverter os baixos índices de aprovação no Exame de Ordem é preciso incentivar os cursos à distância. A demanda pelo Direito não vai reduzir, então não adianta só cortar as vagas, é importante garantir a qualidade", disse em entrevista ao Terra. O jurista defende que um dos problemas é oferecer o ensino longe dos grandes centros urbanos, já que os professores altamente qualificados dificilmente estão nesses locais.
"Se eu tenho uma faculdade distante dos grandes centros, é obvio que eu tenho mais dificuldade de ter professores capacitados". De acordo com ele, dispor de profissionais preparados para o ensino do Direito é fundamental para a formação dos bacharéis. Portanto, a ideia seria oferecer graduações à distância, onde os alunos receberiam nas suas cidades todo o conteúdo necessário dos professores localizados nas capitais. Segundo ele, o ideal é que somente as provas fossem presenciais.
Martins afirma ainda que as faculdades públicas são insuficientes no País e que esse trabalho poderia ser desenvolvido por instituições privadas, desde que oferecessem um corpo docente altamente qualificado.
Questionado sobre a metodologia da prova da OAB, o jurista afirma que o problema não é o exame, mas o que os alunos aprendem na faculdade. "Hoje vemos cursos demasiadamente teorizados, com pouca prática. Os alunos saem da faculdade sem condições de fazer exercícios práticos, como a prova da OAB". Segundo ele, os problemas de formação tornam-se evidentes em outros exames. "Para ser juiz hoje no Brasil, cerca de 1% passam na prova. Na OAB são quase 10%, ainda é muito se comparado com outros exames".
Fonte: http://noticias.terra.com.br. (por Angela Chagas)

Diante dessa matéria, gostaria de discutir se esta seria a melhor opção para garantir melhores resultados no exame da OAB. As aulas à distância, com professores de universidades públicas (altamente qualificados), faria com que aumentasse o índice de aprovação no exame? Comentem, vamos discutir este assunto.

8 comentários:

  1. Acredito ser inovador ao sistema educacional brasileiro a oferta de cursos de graduação na modalidade de ensino à distância, sobretudo àqueles cujo referencial teórico seja imprescindível na formação profissional.Propicia ao estudante ser agente ativo na construção de seu próprio conhecimento, diferentemente do método escolástico. Aliado à dedicação do estudante e a alta qualidade de professores, o caminho junto a maratona da OAB poderá ser menos temeroso. Roni, gostaria de deixar em seu blog o link da UFScar sobre educação à distãncia, achei interessante algumas considerações: http://www2.ufscar.br/ead/index.php

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  2. Ana, concordo com sua colocação. A graduação na modalidade à distância propicia ao aluno maior autonomia, refletindo como você disse num agente ativo na construção de seu próprio conhecimento. Obrigado pela postagem e pelo link da UFSCAR. Vou ler e ver qual o conceito da Ufscar sobre a educação à distância.
    Roni Buglia.

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  3. Na minha opinião o Ensino a Distância permite um rápido acesso e divulgação de materiais relevantes e atualizados; portanto, a aprendizagem por meio eletrônico pode ser mais abrangente que os cursos tradicionais por incorporar todos os tipos de ferramentas,como e-mail, animações e ferramentas de auxílio, além de informações continuamente atualizadas.
    Dessa forma o uso da aprendizagem por meio eletrônico está em ascensão no país e novas formas de utilização dessa tecnologia estão evoluindo continuamente.
    Portanto o valor da aprendizagem por meio eletrônico está na possibilidade de levar você a uma
    matriz de conhecimentos úteis e relevantes. Você pode acessar as informações que precisa, no momento em que se tornam necessárias, permitindo-lhe ser mais eficaz naquilo que faz.
    Atualmente, procedimentos, políticas, formulários, padrões e outros elementos da inteligência organizacional podem ser armazenados para serem acessados pelos usuários. Todos têm acesso a informações atualizadas e a mensagem é consistente.

    Como disse Brandon Hall "No seu próprio ritmo e local".

    Bernardo

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  4. Foi muito bem colocado nesta entrevista a questão ao acesso a melhores professores e conteúdos através da EAD. Como nesta modalidade o aluno precisa ser mais autonômo na construção de seu conhecimento, pois não terá o professor presente fisicamente, terá que buscar leituras complementares e maior dedicação ao estudos, que por sua vez se torna mais atraentes e dinâmicos por se tratar de tecnologias e suas ferramentas de comunicação e interação.

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  5. Concordo com as colocações apresentadas acima, principalmente no que dizem respeito a autonomia dos alunos para a complementação das atividades apresentadas nas teleaulas. Os alunos devem ter em mente, tanto no ensino presencial quanto a distância, que a dedicação ao estudo corresponde na maior parte da bagagem que eles irão carregar, e não ficar na dependência dos professores.

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  6. Roni,
    Acredito que o preconceito em relação à EaD ainda é muito latente em nossa sociedade. E este preconceito é ainda mais perceptível em determinados cursos, como é o caso da medicina e do direito citado por você (ainda não autorizado sob o formato à distância).
    Apesar deste preconceito ainda vingar percebemos que esta modalidade de ensino tem crescido cada dia mais em nosso país (aumentando o número de faculdades que oferecem cursos nesta modalidade, o número de cursos ofertados em universidades que já aderiram neste método e, principalmente, o número de alunos que optam por este tipo de educação).
    Acredito que com o tempo e consolidação destes cursos (e consequentemente uma maior divulgação da qualidade e resultados da EaD) este preconceito tenda a diminuir em todas as áreas de conhecimento. Penso que algumas áres encontrarão maior resistência, como é o caso do direito, mas mesmo assim estas resistências não dominarão por absoluto durante muito tempo.
    Noemi Bueno
    http://aprenderemead.blogspot.com/

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  7. A EAD veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação. Esse processo de ensino aprendizagem tornou-se uma modalidade de qualidade. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou a distância, a aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.

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  8. Andréa, obrigado pela contribuição. Realmente, a dedicação dos alunos é que faz a educação a distância ser um destaque em âmbito mundial. Claro que são necessárias todas as ferramentas para que isso aconteça, mas o esforço do aluno é a ferramenta maior que move esta modalidade de ensino.

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